Pintura Hidrográfica , Water Transfer printing  , impressão por imersão ou adesivagem aquática é uma técnica de pintura que vem se tornando uma verdadeira febre no mundo das personalizações , diversos profissionais das mais diversas áreas estão migrando para esses estilo de pintura e obtendo muito sucesso, de prática simples e com um efeito incrível o WTP como também é chamado esta se tornando o queridinho de quem já trabalha ou pensa em começar a trabalhar com personalização dos mais variados produtos , desde peças automotivas, canecas, capas para celulares, peças de porcelana , instrumentos musicais como guitarras, baixo , e etc.

Mas o que é , Pintura Hidrográfica , Transfer Printing ou Adesivagem Aquática ?

A primeira coisa que você tem que entender, é que quando falamos de Water Tranfer Printing , Pintura Hidrográfica ou Adesivagem hidrográfica ,estamos falando da mesma coisa, todos esses nomes consistem em uma coisa só, podendo ainda ser chamada de impressão por imersãoimpressão de transferência de água, hidrografiatransferência de água e imagem, hidro imersão, impressão cúbica e até mesmo adesivagem hidrográfica.

Adesivagem Hidrográfica !? Não, Pintura Hidrográfica !!!

Há uma grande discussão a respeito do termo “Adesivagem Hidrográfica” onde na verdade o acontece não é uma adesivagem e sim a pintura em si, pressupõem-se que adesivagem permitirá a retirada da película que recobre uma superfície, na pintura hidrográfica isso não acontece, uma vez pintada a peça não há mais como retirar a tinta, somente com tratamento especial da peça para sua retirada.

Como funciona ?

O Processo de impressão por imersão é muito utilizado para decorar objetos que permitem mergulho na água, este objetos vão desde acessórios automotivos como rodas, pará-choques, retrovisores, painel, console, quadro de bicicleta e também objetos de decoração dos mais variados, como também instrumentos musicais, skates , capas de smartphones , enfim, tudo o que pode ser mergulhado na água

Na prática a, também chamada, pintura hidrográfica 3D acontece quando se prepara a peça para ser mergulhada com um revestimento que servirá de base para a tinta que será aplicada.

Feito isso a película com a pintura é posicionada na superfície da água e esta é pulverizada com  uma camada de ativador químico, que fará com o que a tinta se desprenda da película e fique pronta para se ligar a superfície do objeto que será mergulhado.

Uma das causas mais comuns na falha do processo de water transfer printing é a aplicação do ativador de forma incorreta, a aplicação deve correr na medida certa, nem muito nem pouco.

Como surgiu a Pintura Hidrográfica ?

A water transfer printing ou pintura hidrográfica surgiu de uma necessidade de guerra, onde muitos militares precisavam pintar capacetes em grande escala para a guerra, a técnica se popularizou e começou a ser aplicada por outros exércitos se espalhando pelo mundo e começando a ser aplicada em diversos produtos, porém não se popularizou tanto de imediato, pois necessitava de certos conhecimentos e equipamentos para ser colocada em prática, com a falta de propagação da técnica ela ficou restrita aos poucos que sabiam utiliza-la , com a popularização e evolução da internet os conhecimentos e informações começaram a se espalhar pelo mundo, pessoas aprendem tudo através da rede e diversas pessoas começaram a compartilhar seus conhecimentos sobre esse tipo de pintura, outros viram grandes oportunidades de negócio e começaram a criar lojas com estampas prontas para serem usadas, vendo o lucro, a facilidade, a beleza e as possibilidades, diversos profissionais buscaram conhecimento e aprenderam a usar a pintura hidrográfica em seus negócios, dai para cá toda uma cultura surgiu em torno desse estilo, mudando a vida e os negócios de muita gentes e fazendo nascer um mercado cheio de oportunidade e possibilidades.

A chegada ao Brasil !

A técnica de pintura hidrográfica ou water transfer printing foi trazida para o Brasil pelos irmãos, André e Anderson que começaram a disseminar essa técnica em todo o pais, a alta demanda de conhecimento fez com que os irmãos tivessem bastantes solicitações e se tornassem muito requisitados para cursos, palestras e demais tipos de eventos para compartilhar seus conhecimentos.

curso-wtp-brazil

Em quais tipos de produtos posso aplicar Pintura Hidrográfica ou Water Transfer Printing ?

Basicamente, como já mencionado acima, todos os produtos que podem ser mergulhados na água podem ser pintados através da técnica de WTP, não há limites e tudo vai depender da sua criatividade, pessoas das mais diferentes áreas estão utilizando desta técnica para alavancar seus negócios e vem causando grande alvoroço no mercado de personalização das mais diferentes áreas, as principais tem sido no ramo de personalização de peças automotivas, personalização de skate , cases ou capas para aparelhos de smartphones, personalização de instrumentos musicais, peças de porcelana ou decorativas em geral e muito mais, o limite é a sua criatividade.

Veja abaixo alguns exemplos de produtos personalizados com a técnica de WTP:

f3c5ced8-021c-4dd2-877f-4ce4b5b61f8e

Porque a Pintura Hidrográfica tem ganhado espaço e adeptos no mercado ?

Apesar de necessitar de certo conhecimento para sua prática a Water Transfer Printing , depois de aprendida se torna algo extremamente fácil e simples de ser aplicada, dando a possibilidade de personalização de produtos de forma rápida e em larga escala, favorecendo assim os negócios, já que barateia a produção, aumenta a quantidade de produtos produzido, diminui o tempo de produção e oferece uma qualidade de altíssimo nível, aliás, a qualidade é outro ponto crucial para a popularização dessa técnica, a WTP tem uma qualidade de pintura final só comparável a pinturas profissionais de automóveis , porém , sem as mesmas dificuldades e sem os mesmos custos, podendo ser mais facilmente praticada por pequenos e médios empreendedores alcançando um nível de qualidade que esta entre os melhores e que oferecem a maior qualidade e versatilidade de personalização, essa união de grade qualidade, rapidez e preço de produção reduzido atrai os profissionais e a faz uma das, se não a melhor alternativa dentro do meio de personalização dos mais variados ramos.

O que eu preciso para começar a trabalhar com pintura hidrográfica ?

  • Tanque – As peças tem que ser mergulhadas em um tanque , onde você também fara a colocação, preparação e ativação das tintas ou películas para a pintura.
  • Película ou tintas – você pode trabalhar de duas formas, com películas , ideais para texturas e efeitos e também pode trabalhar com tintas, de uma cor só, mesclando várias cores, vai da sua criatividade
  • Ativador – O ativador tem como função preparar a películas para que ela possa se aderir de forma imediata ao produto que esta sendo pintado, é necessário saber a quantidade exata de ativador a ser usado, nem mais, nem menos, a quantidade certa.
  • Lixas – As lixas são responsáveis pelo acabamento da pintura.
  • Verniz – O verniz é o responsável pelo efeito de tinta porcelanizada, semelhante as que vemos em carros por exemplo, é muito importante para dar o toque final e um efeito de pintura profissional.

Esses itens podem ser encontrados facilmente na internet, em sites especializados na internet, mas é necessário saber onde adquirir e que tipo de material comprar, no que diz respeito a película por exemplo, de preferência aos importados, principalmente os alemães, esse são os de maior qualidade.

Como pintar um objeto através da técnica de Pintura Hidrográfica passo a passo.

Passo 1 – Limpeza da peça

– O primeiro passo consiste na limpeza da peça, ou seja você irá tirar todo resíduo de sujeira da peça. É extremamente importante lixar a peça também, assim ela consegue mais aderência com a película.

Passo 2 – Preparação da película

– No segundo passo você deve ir até o tanque de aguá, não importa o tamanho, contanto que de para mergulhar o objeto escolhido. A aguá deverá estar em uma média de 32º a 33º(dependendo do tamanho do seu tanque), passe fita nas pontas da película para que não se mecha na hora de usar o ativador, então coloque-a sobre a aguá, sempre evitando bolhas e espero por 30 segundos.

Passo 3 – Aplicando o Ativador

– Aplique o ativador sobre a película de preferencia com uma pistola e então espere por 10 segundos antes de mergulhar a peça.

Passo 4 – Imersão no Tanque

– Agora você irá emergir a peça na água, introduza lentamento a peça na água, assim você consegue maior fixação da película na peça. Depois de imersa, mova a peça para que os resíduos maiores possam se desgrudar.

Passo 5 – Retirada do Excesso

– No quinto passo você deverá lavar a peça com água temperatura ambiente, para que solte os recessos pequenos que ainda ali estiverem.

Passo 6 – Aplicação do Verniz

– O passo 6 você irá esperar a peça secar e logo em seguida, aplicar o verniz para que sua peça possa ficar bem resistente e com um efeito de brilho fantástico.

Como dominar totalmente a técnica,  onde comprar os materiais e como montar sua estrutura de trabalho e começar seu negócio próprio de personalização com Pintura Hidrográfica  ?

Apesar de ser uma prática simples, se trata de uma técnica que exige alguns conhecimentos específicos, principalmente no começo, como preparação de tanque, compra de películas , preparação, ativação e etc, os irmãos citados no artigo, André e Anderson, são, não só os pioneiros do Water Transfer Printing no Brasil, mas são também os criadores e professores de um curso online que visa exatamente ensinar a técnica e auxiliar seus alunos na montagem de estrutura do seu negócio, o curso já conta com milhares de alunos espalhados em todo o pais, afinal, eles são a maior autoridade no assunto em todo o Brasil, mas tem vagas limitadas, turmas são abertas de tempos em tempos , aceitando um número especifico de alunos por turma, se você quiser saber mais informações, pode acessar o site do curso, que é : www.curso.wtpbrazil.com.br , ou pode assistir o vídeo abaixo, onde os próprios André fala um pouco sobre a técnica e o curso.


O nosso propósito é lhe apresentar alternativas, caminhos, ideias, que possam motivar, inspirar e que possam contribuir para a descoberta de novos objetivos, evolução e crescimento , para se iniciar uma cainhada de sucesso o primeiro passo tem que ser dado, esperamos sempre poder ajudar e contribuir.

Você também pode se interessar por :

https://i0.wp.com/www.meuproprionegocio.net/wp-content/uploads/2016/11/IMAGEM-DE-DESTAQUE-PINTURA-HIDROGRAFICA.jpg?fit=1024%2C536https://i0.wp.com/www.meuproprionegocio.net/wp-content/uploads/2016/11/IMAGEM-DE-DESTAQUE-PINTURA-HIDROGRAFICA.jpg?resize=150%2C150meuproprionegocio.netDestaquesMusica & ArtesOportunidades de Negóciosa hidrografia do brasil,adesivagem hidrográfica,aprender uma profissão,ativador water transfer,ativador water transfer printing,como aplicar pelicula carbono,como fazer pintura hidrografica,como fazer pintura na agua,como fazer pintura personalizada em carros,como fazer water transfer,como fazer water transfer printing,como ganhar dinheiro com cabelo,como ganhar dinheiro trabalhando por conta própria,como pintar roda de carro,como pintar tanque de moto,comprar transfer print,curso de adesivagem aquática,curso de adesivagem hidrografica,curso de water transfer printing,curso online de adesivagem aquática,curso online de adesivagem hidrográfica,curso online de hidrografia,curso online de pintura automotiva,curso online de wtp,curso online sublimação aquática,curso water transfer printing,é uma tecnica de pintura,edx pinturas,edx water transfer brasil,filme hidrografico,hg arts water paint,hgartes,hgarts water transfer printing,hidro dipping,hidro pintura,hidro print,hidrocor grafite,hidrografia do brasil resumo,hydro dipping brasil,hydrocoating,hydrographics water transfer printing,impressão hidrografica,impressão na agua,impressao por transferencia de agua,jogo de barbearia de homem,kit water transfer,kit water transfer printing,loja barbeiro,lugar de macho,maquina water transfer printing,o que é hidrográfica,o que é water transfer printing,onde comprar transfer print,onde comprar water transfer printing,papel water transfer,película de water transfer printing,pelicula para water transfer,pelicula para water transfer printing,pelicula water transfer,pelicula water transfer printing,personalizar carros,pintando roda na agua,pintar roda de carro,pintar roda do carro,pintura a agua,pintura automotiva personalizada,pintura com agua,pintura de roda na agua,pintura de rodas,pintura em rodas,pintura em vidro por imersão,pintura hidrografia,pintura hidrografica como fazer,pintura hidrográfica curso,pintura impressa,pintura na agua,pintura personalizada em tanque de moto,pintura por imersão,pintura por imersão na agua,pintura por transferencia em agua,pintura sobre a agua,pintura transferida por agua,pintura tunada,pintura water transfer,pinturas de rodas de carros,pinturas incriveis,primeiro corte de cabelo infantil,print transfer,printable water transfer film,roda de agua,salão masculino,tanque para water transfer,tecnica de pintura na agua,tecnicas da pintura,tecnicas de pintura,tecnicas de pintura para educação infantil,tecnicas pintura,tinta para bike,tinta para pintar bike,tinta para pintar guitarra,tinta para pintar moto,tinta para pintar plastico de moto,tinta para pintar roda,tinta para pintar rodas automotivas,tinta personalizada,trabalhar com pintura de automóveis,transfer brasil,transfer na agua,transfer print comprar,transfer print onde comprar,transfer print preço,transfer printing,transfer water,tutorial water transfer printing,water paint transfer,water print,water print brasil,water print transfer,water print transfer brasil,water printing,water transfer,water transfer brasil,water transfer como fazer,water transfer film,water transfer print,water transfer printing,water transfer printing brasil,water transfer printing car,water transfer printing como fazer,water transfer printing como funciona,water transfer printing curitiba,water transfer printing film,water transfer printing hydrographics,water transfer printing kit,water transfer printing onde comprar,water transfer printing tutorial,whater transfer,wtpPintura Hidrográfica , Water Transfer printing  , impressão por imersão ou adesivagem aquática é uma técnica de pintura que vem se tornando uma verdadeira febre no mundo das personalizações , diversos profissionais das mais diversas áreas estão migrando para esses estilo de pintura e obtendo muito sucesso, de prática...Lugar de Empreendedor é aqui !
Gostou ? Faça com que outras pessoas vejam isso, curta e compartilhe !